quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Grafitti!!

Em 2007 o castelo de Kelburn, localizado na Escócia, precisou passar por uma reforma. O castelo foi construído no século 16, é considerado um dos mais antigos do país e é ocupado até hoje pela mesma família, os Boyle, cujo patriarca é conde de Glasgow.
Quando uma camada de concreto teve de ser retirada por estar destruindo parte da estrutura, os filhos do conde sugeriram que esta parte fosse grafitada. A idéia dos filhos do conde era “que esta arrojada e marcante manifestação artística atraia atenção da mídia, e desafie a compreensão do público tanto em relação à arte urbana do grafite quanto à instituição britânica do castelo.”
Aí, aonde eles vieram buscar os artistas?
Sim, aqui no Brasil!!
Nina Pandolfo, os gêmeos e Nunca ficaram hospedados no castelo por cerca de um mês e fizeram um trabalho incrível!!
Confere aí:









Bom, eu adoro grafitti. Não sei muito sobre, mas sempre que vejo um fico fascinada. Acho que grafitti é arte sim e acho super válida a idéia de integrar grafitti e arquitetura.
Aqui na esquina de casa tem um muro grafitado e eu acho iradoo!
Infelizmente só consegui foto dele no Google Street View e, né, resolução e qualidade não são das melhores. Talvez muitos já tenham visto ele, por estar bem no centro da cidade. Mas ai vai a foto que consegui:

Ultimamente o grafitti está sendo muito mais bem aceito. Começou a aparecer em vários lugares e a ser tratado como arte. Mais do que apenas embelezar a cidade, ele pode ser usado como forma de protesto e também como meio de dialogar com a cidade.
Marcante, ele se incorpora ao espaço onde foi colocado e fica difícil imaginar como aquele lugar sobreviveu sem ele lá antes.
Mas ainda há um grande caminho a ser percorrido por esses artistas até o total reconhecimento dessa arte.
Eu sinceramente não entendo como alguém pode não gostar de ver a cidade ficar mais bonita, mais colorida, mais alegre. Mas enfim né..
 Fui pedir a opinião do Mayco, porque sei que ele  gosta de grafitti também e ele fez a gentileeeza de escrever umas linhas para a gente.
   “Com as pedras que me atiras construirei o meu castelo”

Por muito tempo marginalizado pela sociedade, o graffiti invade hoje galerias de arte pelo mundo; seja pelas cores, pela criatividade ou justamente pela atração ‘subversiva’ que a arte traz consigo, não importa! O GRAFFITI VIROU MODA!
BOM OU RUIM, não sei. NÃO IMPORTA! O importante e essencial de qualquer manifestação artística é estar acessível a todos os públicos, ser difundida o máximo possível. Se lhe atiraram pedras anos atrás, hoje o graffiti constrói o ‘seu castelo’
E aí, o que você pensa sobre grafitti? Tem algum grafiteiro que você goste? Algum grafitti que te chamou atenção na cidade?
Gostou e quer ver mais?
Comenta aí, sugira posts sobre assuntos que te interessem e é isso aí!
Beijoos, bons projetoos e fuii!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.